📣 Luiz Felipe Pondé e Motta
📌 29 de jan. de 2024
Luiz Felipe Pondé, filósofo, explora como a filosofia pode nos ajudar a enfrentar as complexidades e incertezas do mundo contemporâneo.
🎬 Cortes das Entrevistas
LUIZ FELIPE PONDÉ ‘PONDERA’ E FILOSOFA MUITO NO PÂNICO; CONFIRA NA ÍNTEGRA
PONDÉ DÁ SUA OPINIÃO SOBRE CANCELAMENTO DE FIGURAS HISTÓRICAS
‘SERUMANU’ TÁ CADA VEZ MAIS BURRO E SEM PACIÊNCIA? PONDÉ EXPLICA ESSE NEGÓCIO
LUIZ FELIPE PONDÉ DEBATE COM ELENCO TUDO SOBRE ESCRAVIDÃO
PONDÉ COMENTA SE SERES HUMANOS EVOLUEM PARA MELHOR OU NENS
MOTTA FAZ A MÁRCIA SENSITIVA E PREVÊ O QUE VAI ROLAR NA POLÍTICA DE 2024
PARA O TERROR DOS TRANSEUNTES, FUZIL ESTÁ DE VOLTA ÀS RUAS!
FOCA NA ECONOMIA DE VOLTA DAS FÉRIAS, MAS NÃO TEM NINGUÉM FOCADO; SAMY DANA TENTA FAZER O QUADRO
RESENHA ZU E ZUZU (E GALVÃO?): SOPA NA MONA LISA E IA QUE FAZ CELEBS GRINGAS FALAREM EM PT
PROF. EMÍLIO PEDE A IGUINHO E ALBORGHETTI A FAMOSA REDAÇÃO: DESCREVA COMO FORAM SUAS FÉRIAS?
VOLTAMOS! QUER VOCÊS QUEIRAM, QUER NÃO!
Luiz Felipe Pondé
Luiz Felipe Pondé, nascido em 1959 na cidade do Recife, Pernambuco, é um filósofo e ensaísta brasileiro de renome. Graduou-se em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), cursou filosofia na Universidade de São Paulo (USP) e concluiu seu doutorado em colaboração com a Université Paris 8, em Saint-Denis, França. Além disso, obteve o título de Pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, em Israel.
Atualmente, Pondé é professor na Faap e na PUC de São Paulo, além de ser colunista na Folha de São Paulo, onde aborda diversos temas como comportamento, religião e ciências.
Entre suas obras mais conhecidas estão "O Homem Insuficiente: Comentários de Psicologia Pascaliana" (2001), "Crítica e Profecia: Filosofia da Religião em Dostoiévski" (2003), "Conhecimento na Desgraça: Ensaio da Epistemologia Pascaliana" (2004), "Do Pensamento no Deserto: Ensaio de Filosofia, Teologia e Literatura" (2009), "Contra um Mundo Melhor: Ensaios do Afeto" (2010), "O Catolicismo Hoje" (2011), "Guia Politicamente Incorreto da Filosofia" (2012), "A Filosofia da Adúltera" (2013) e "A Era do Ressentimento" (2014).
Pondé é conhecido por sua visão filosófica fundamentada em um certo pessimismo, na defesa das tradições religiosas ocidentais e na crítica ao pensamento politicamente correto predominante nos meios acadêmicos. Sua obra tem contribuído significativamente para o debate intelectual e cultural, sendo considerado uma das vozes proeminentes do pensamento conservador no Brasil nos últimos anos.