📣 Lito Sousa e Kim Paim
📌 20 de dez. de 2023
O programa Pânico recebe Lito Sousa, especialista em aviação que recentemente conquistou sua licença de piloto.
🎬 Cortes das Entrevistas
LITO SOUSA DECOLA E ATERRISSA DIRETAMENTE NO PÂNICO; ASSISTA NA ÍNTEGRA
PASSAGEM AÉREA A 200 CONTOS VAI FUNCIONAR NO BRASIL? LITO SOUSA ANALISA
LITO SOUSA REVELA OS ACIDENTES DE AVIÃO MAIS IMPACTANTES EM QUE JÁ LEU RELATOS
EXISTE A CHAMADA ‘POLTRONA MAIS SEGURA’ DENTRO DE UM AVIÃO? SE LIGA NA VISÃO DO LITO SOUSA
COMO AVIÕES LIDAM COM FORTES VENTOS EM TEMPOS DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS? LITO SOUSA RESPONDE
‘IMPOSTO DO PECADO’ VEM PARA PECAR COM A VIDA DO POPULACHO? KIM PAIM EXPLICA
DE ZERO A DEZ, QUE NOTA VOCÊ DÁ PARA 2023? FUFU FOI OUVIR O POVO E A POVA
IMPOSTO DA GELADEIRA ENTRARÁ NA REFORMA TRIBUTÁRIA? SAMY DANA EXPLICA TUDINHO
ANTEPENÚLTIMA RESENHA ZU E ZUZU DE 2023: DATENA VICE DE TABATA EM SP? AH, PODE ROLAR!
ÚLTIMA RINHA DE PENSADORES DO ANO CLASSUDA COM MILTON DUNHA E SISI NOVENTÃO
Lito Sousa
No canal do YouTube Aviões e Músicas, com mais de 2 milhões de inscritos, você encontrará respostas para perguntas como o que realmente aconteceu no acidente dos Mamonas Assassinas, qual é considerado o aeroporto mais perigoso e quantos litros um Boeing 777 consome por quilômetro. Lito Sousa, um mecânico de aviões com 36 anos de experiência, agora também é um influenciador digital. Ele utiliza seu vasto conhecimento adquirido ao longo das décadas para desvendar de maneira divertida mitos e acidentes que cativam não apenas os entusiastas da aviação, mas também todos os interessados em boas histórias.
Nascido em uma família de origem humilde no sertão do Rio Grande do Norte, Joselito Geraldo de Sousa iniciou sua carreira aos 14 anos através de um curso técnico no Guarujá. Ao longo dos anos, trabalhou para companhias aéreas como Varig, Transbrasil e United Airlines. No entanto, no final do ano passado, ele decidiu deixar sua profissão para se dedicar exclusivamente aos seus vídeos. Aos 53 anos, realizou também seu sonho de se tornar piloto.
Em uma entrevista para o Pânico, Lito Sousa compartilhou sobre suas origens, discutiu o recente acidente envolvendo a China Eastern, falou sobre o medo de voar, expressou discordância em relação ao documentário da Netflix "Queda Livre" sobre o Boeing Max, e explicou a ejeção dos pilotos da esquadrilha da fumaça no último dia 28.
Os aviões elétricos enfrentam limitações devido ao peso das baterias, o que os restringe a voos de até duas horas. Por outro lado, as aeronaves movidas a hidrogênio representam uma verdadeira missão zero, já que o subproduto da queima desse combustível é água. Quando esses aviões começarem a voar regularmente, podemos esperar um aumento significativo da umidade no planeta. Isso não é apenas uma mudança na aviação; toda a estrutura aeroportuária precisará ser adaptada. Como será o abastecimento desses aviões com um combustível mais volátil e potencialmente perigoso? Essa tecnologia já é avançada e está levando a indústria por uma transformação profunda.
A aviação é marcada por sua resiliência e capacidade de aprender com os erros. Antes da pandemia, houve aprendizados importantes com os ataques de 11 de setembro e a epidemia de SARS, eventos que resultaram na paralisação de muitos aviões. Com a Covid-19, destacam-se os protocolos implementados dentro das aeronaves para reduzir a disseminação do vírus. Diante de uma próxima pandemia, a aviação estará mais preparada e enfrentará desafios de maneira diferente.
O papel do fator humano é crucial nos acidentes de aviação, responsável por aproximadamente 90% das ocorrências. Esses incidentes não são necessariamente resultado de incompetência, mas sim de uma série de erros que se acumulam até culminarem em desastre. A complexidade envolvida nos fatores que levam a um acidente é o que impede que eles ocorram com frequência constante.